Páginas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Do Querer (ser)

"Pecado, Amor? Pecado fôra apenas
não fazer do pecado
a força que nos ligue e nos obrigue
a lutar lado a lado."
excerto do poema Somos de Barro de Sebastião da Gama
Hoje é um dia especial para mim.
Não creio que existam dias de tudo ou nada, mas creio que existem momentos que mudam a nossa vida. Todos, de alguma forma, mudam ou moldam a nossa vida, acho. Mas há momentos que, de facto, mudam a nossa vida. E hoje espera-me um deles.
 
A bem da verdade, devo dizer que toda a frase "momentos que mudam a vida" está errada.
Dá-nos ideia da importância vital do que planeamos (como se se planeasse a vida...!) ou do que esperamos (mais a espera que o plano...), mas está errada.
 
Será, julgo, o que fazemos nesses momentos - a verdade e a coragem que neles manifestamos - que será capaz não de mudar a vida, mas de alinhar (e manter alinhada...) a nossa trajectória por aquilo que profundamente somos nós.
 
Hoje, espera-me um desses momentos: um momento planeado, ansiosamente aguardado, no qual deposito uma esperança imensa... Conheço-me, embora me confunda ainda - tão amiúde!... Tanta espera, tamanha esperança... Como diz o poema "somos de barro": seremos nós a moldar o momento...
Um pelo outro. Nós por nós.
 
Eu, que trago sempre as palavras (coitadas...) em rebuliço e em confusão, saberei mais logo dizer-tas? Saberás tu ler o que o meu rosto já diz tão descaradamente?
Saberei eu escutar-te e, escutando-te, saber de ti que constróis um nós?
Saberei eu ver no teu rosto a forma que o nosso barro toma, a forma como nos preparas para a luta, para o hoje e para todos os hojes que se sucederão?...
 
Tantas dúvidas a acicatar a esperança!...
 

2 comentários:

  1. Sortilégio - provavelmente a melhor palavra em português!

    ResponderEliminar
  2. Que bom revê-lo por cá!
    A própria palavra já encerra em si-própria um, não é?

    ResponderEliminar